Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Pessoas que fizeram Inventário em SP podem ter Imposto para restituir

Publicado por Thiago Bravo
há 5 anos

@bravotfb

No estado de São Paulo tem sido constante a exigência do Imposto sobre a transmissão de bens por morte (ITCMD) com valores abusivos. Basicamente, a lei estadual 10.705/00 determina que esse imposto, no caso de transmissão de bens imóveis, deve ser o valor venal e, portanto, aquele usado como base para o IPTU (imóveis urbanos) e para o ITR (imóveis rurais).

Todavia, o decreto estadual 55.002/09 determina que esse imposto seja recolhido para imóveis urbanos com o valor de referência para fins de ITBI, valendo-se de um valor maior que o valor venal utilizado para o IPTU. O mesmo acontece com o valor definido em relação ao valor base para o ITR. Em São Paulo existem casos com pagamentos 80% acima do limite legal!

Assim, muitos contribuintes têm levado a discussão para o Poder Judiciário e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) consolidou entendimento no sentido de o imposto deve ser recolhido sobre o valor do IPTU (imóveis urbanos) ou como base para o ITR (imóveis rurais).

Diante de tal abusividade, o contribuinte deve buscar perante o Judiciário a restituição do imposto indevidamente recolhido, desde que dentro do prazo prescricional de 5 anos.

Para isso, me coloco à disposição para orientação e auxílio na restituição do imposto indevidamente pago.

Quer saber mais? Se inscreve no nosso canal:

https://www.youtube.com/channel/UCCjRtbQVNstzoncXHUgCN6g/?sub_confirmation=1

e-mail: thiagofilipebravo@gmail.com

  • Sobre o autorAdvogado - Soluções e Consultoria Jurídica.
  • Publicações54
  • Seguidores48
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações225
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pessoas-que-fizeram-inventario-em-sp-podem-ter-imposto-para-restituir/741088054

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)